A Hepatite C e Eu

Hoje vou contar meu caso com a Hepatite C, uma doença grave que poucas pessoas tem conhecimento sobre ela.
Tudo começou em 2005, jogava futebol com uma turma de amigos e formávamos o poderoso time GREAS, ficamos chocados com a morte do jogador Serginho do São Caetano, comentamos que se ele que era jogar profissional, que tem todo tipo de acompanhamento médico aconteceu o que aconteceu, imagina nós que somos atletas de fim de semana? Nossa equipe era formada por ATLETAS com idades variadas, mas a maioria acima dos 40 anos, só para vocês terem uma idéia, 3 jogadores (Gaúcho, Adilson e René) são tão velhos que constam até na Bíblia, no começo dela diz: Deus criou Adão, Eva, Gaúcho, Adilson e René.
Então a maioria resolveu fazer exames para saber como estávamos de saúde.
Foi aí que após o resultado do exame de sangue, o médico me fez a seguinte e difícil pergunta:
O Sr. está com Hepatite C?
Eu fiquei gelado, pensativo, não sabia o que era Hepatite C, daí lembrei o que aconteceu em 1999 quando trabalhei em uma empresa de telecomunicações, meu amigo e colega Marx me disse: Diego, você foi no RH hoje?
Não, ainda não, pq?
Cara, não vai! Tá todo mundo indo lá e pegando Holerite!!!!
Sério? Isso é verdade? ( eu imaginava: faringite, laringite, labirintite, então HOLERITE deve ser doença ).
Claro que é verdade, quer ver, nisso passa um colega e o Marx pergunta: onde você vai?
indo no RH pegar holerite.
Eu perguntei: e isso é bom? vale a pena?
Claro! É ótimo e é um direito nosso.
Marx, estes paulistas são folgado demais! Vão na cara dura pegar holerite só pra meter atestado médico!
Nisso, alguém mais esperto que nós e vendo nossa revolta disse: como vocês chamam a folha com o demonstrativo do salário?
O Marx que é carioca disse: Contra-cheque
Eu que morei muito tempo no Rio Grande do Sul disse que era contra-cheque também.
Então nosso colega nos disse que holerite em São Paulo era o nosso contra-cheque.
Ufaaaaa!!!
Então voltando à conversa com o médico, eu respondi: Dr. só tenho cartão e uns R$20,00, serve? Hepatite não trouxe.
Sr. Diego, não entendi sua colocação, como assim? Eu só quero saber se você sabe que está doente.
ahhhhh, que bom que é isso Dr, achei que era outra coisa pior.
Pior? O Sr. sabe o que é Hepatite C?
Não.
Bom, nesse instante ele me contou tudo sobre a doença, como é o tratamento.
Então percebi que a coisa era séria e o tratamento logo o doloroso.
Por isso aqui vai meu conselho: façam seus exames de sangue, peçam o teste da Hepatite C, ela pode ser transmitida até por manicures, e o que é pior, ela não tem sintomas até que nosso fígado comece a nos avisar que algo está errado, mas aí já pode ser tarde.
Grande abraço!
Diego

  1. gravatar

    # by Anônimo - 15 de abril de 2011 às 11:41

    adore muito